NI do PCP/Gaia - PCP assinala em Gaia Dia Internacional da Mulher com contactos nas empresas e junto das populações – 9.3.2012
O dia 8 de Março é uma jornada mundial de acção das mulheres na defesa dos seus direitos e contra todas as formas de opressão e discriminação.
Para assinalar este dia os comunistas de Vila Nova de Gaia estiveram logo pela manhã nas empresas Dat Schaub e Cerâmica de Valadares e na Escola Secundária de Oliveira do Douro, junto ao Metro na Avenida da República da parte da tarde, e à noite no El Corte Inglês, distribuindo o documento nacional do PCP alusivo à data.
Nesta jornada, procurou-se alertar para os objectivos e consequências da imposição do pacto de agressão firmado entre PS, PSD e CDS e o BCE, EU, FMI, bem como das intenções de alterar a legislação laboral, em prejuízo de quem trabalha com impactos negativos e retrocessos generalizados mas com significado ainda mais danoso para as mulheres trabalhadoras. As alterações à legislação laboral pretendem dar ao patronato e ao grande capital o poder de controlar a vida dos trabalhadores; impor trabalho forçado e não pago; eliminar feriados e dias de férias; aumentar o horário de trabalho até 12h por dia e 60h semanais (banco de horas), facilitar o embaratecimento dos despedimentos, incentivando o patronato à violação dos direitos das trabalhadoras, desvalorizando os seus salários e fazendo aumentar os recursos às discriminações salariais e em função da maternidade e do apoio aos filhos.
Em Vila Nova de Gaia, com um número crescente de desemprego que ascendeu em Janeiro de 2012 a 31.427 (isto apenas dos registados no IEFP), mais de metade são mulheres (16.992), sendo que se registaram mais 500 trabalhadoras desempregadas de Dezembro de 2011 para Janeiro de 2012. Dados preocupantes e que põem a nu a falência das opções políticas praticadas por PSD/CDS e PS ao longo de mais de 30 anos, significando o recuo nas condições de vida dos trabalhadores, do Povo, das famílias e das mulheres.
A recente decisão de efectivar a abertura das grandes superfícies de distribuição aos domingos à tarde, locais de trabalho com forte concentração de mão-de-obra feminina, são outra dura machadada, desta vez com a autarquia a atacar o direito à conciliação entre a vida familiar e o trabalho, com particular incidência nas mulheres trabalhadoras.
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP saúda as mulheres do Concelho de Vila Nova de Gaia, saudando a sua luta pela emancipação e igualdade, luta que terá desenvolvimentos e impactos com uma forte participação destas na Greve Geral de 22 de Março.