1 de março de 2012

NI – Porto de Leixões deve permanecer na esfera pública – 1.3.2012

Ontem, na Assembleia Municipal e de novo sem a presença do Presidente da Câmara, foram debatidas as tentativas que vêm ocorrendo no sentido da privatização da actividade portuária e aeroportuária, nomeadamente do Porto de Leixões.

Neste contexto, foi aprovada por esmagadora maioria uma Moção apresentada pela CDU, reclamando do Governo a manutenção do Porto de Leixões no âmbito da gestão pública e manifestando oposição aos objectivos orientadores do actual processo de alterações à gestão do Porto de Leixões e da rede nacional de portos.

HORÁRIOS DAS GRANDES SUPERFÍCIES: A CAPITULAÇÃO TOTAL

Ontem também, a maioria PSD/CDS, com o apoio do PS, demonstrou de novo como capitula perante as exigências das grandes empresas de distribuição.

A legislação possibilita aos Municípios determinar que aos Domingos as grandes superfícies sejam encerradas. Contudo, a maioria PSD/CDS mais não fez do que tentar “tapar o sol com uma peneira”, ao limitar-se a obrigar as grandes superfícies comerciais a encerrar às 20 horas em vez de às 23 aos Domingos – aliás, um período em que a afluência seria por si mesma já muito escassa.

Mas o cerne da questão é mantido: o Domingo, que deveria ser dia de descanso, mantém-se como um dia de promoção do consumo, mas apenas para grandes superfícies, sabido que é que estas podem enfrentar com facilidade os custos de tal horário, graças a baixos salários e empregos precários, continuando a Câmara a contribuir, por esta forma, para a destruição do comércio tradicional.

As objeções que as empresas de distribuição colocam a esta limitação mínima agora criada são aliás reveladoras do seu apetite sem limite por lucros cada vez maiores; e até a posição contrária da Acigaia, que se saúda embora peque por tardia, não foi sequer tida em conta, mantendo a Câmara PSD/CDS, com o apoio do PS, a posição de permitir a abertura aos Domingos das grandes superfícies comerciais.

1.Março.2012

CDU/Gaia - Gabinete de Imprensa