26 de março de 2007

Conferência de Imprensa - Política Autárquica e Situação Social no Concelho

A situação social no nosso município é cada vez mais preocupante. O desemprego não pára de aumentar. São mais de 25 mil trabalhadores desempregados no concelho de Gaia, ou seja, mais de 10% da população activa. Na sua maioria são mulheres, mas há também cerca de três mil jovens licenciados à procura de emprego. Daqui resultam cada vez maiores dificuldades para as famílias, encontrando-se mais de 1000 crianças em risco, dezenas de milhar de idosos com reformas muito baixas e sem qualquer apoio social, dada a escassez de centros de dia e a falta de apoio domiciliário. Até na saúde, com cerca de 100 mil pessoas sem cobertura de médicos de família, a situação é preocupante.

Novas preocupações surgem no horizonte. Desde logo, na área do emprego como é o caso da Yazaki Saltano que, nos últimos três anos, perdeu cerca de metade dos seus trabalhadores e, agora, ameaça transferir para Ovar algumas centenas dos cerca de 1250 trabalhadores que ainda emprega, apesar de, recentemente, ter feito o contrário. É uma estratégia inadmissível desta multinacional que submete os trabalhadores a pressões inaceitáveis para diminuir o emprego e deslocalizar a produção para outros países.

É neste contexto que assume ainda maior gravidade o comportamento do Governo PS e da maioria camarária PSD/CDS-PP. Daí as exigências e propostas que fazemos.

Relativamente ao Governo, importa que, no imediato, intervenha junto da administração da Yazaki Saltano, visando a defesa do emprego existente. De igual modo, é fundamental que haja uma maior intervenção na promoção da criação de emprego em V.N. de Gaia. E, simultaneamente, dê respostas às graves carências de infra-estruturas e equipamentos sociais e colectivos que se mantêm neste município. Destacamos as seguintes áreas:

• apoio às crianças e jovens em risco, com a criação de duas novas Comissões de Protecção de Menores dotadas dos adequados meios humanos, técnicos e financeiros;
• apoio à criação de centros de dia e de lares para a terceira idade, designadamente ao abrigo do programa Pares, e maior apoio da Segurança Social à intervenção e apoio domiciliário;
• apoio à requalificação da Urbanização de Vila d´Este com 109 edifícios e 2085 fogos habitacionais, envolvendo 16 mil habitantes;
• apoio à reabilitação do centro histórico e do património construído, incluindo industrial;
• construção de novas escolas dos segundos e terceiros ciclos e secundárias, como em Serzedo, e dotação das actuais de equipamentos adequados, designadamente de pavilhões gimnodesportivos, como na EB2/3 de Santa Marinha;
• construção de novas unidades de saúde, como em Vila d’Este e Pedroso, e dotação das actuais dos profissionais de saúde necessários, designadamente, médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde e do serviço social.

Relativamente à Câmara Municipal de Gaia, é fundamental que a maioria PSD/CDS-PP reveja a sua política de criação de empresas municipais, visando, no imediato, a extinção de algumas, a redução de custos, incluindo na propaganda e nas múltiplas assessorias, libertando meios financeiros para uma intervenção mais eficaz nas áreas social, educativa e de recuperação de arruamentos.

É urgente que reveja a política de aumentos de taxas, tarifas e, nalguns casos, de rendas dos bairros municipais. De igual modo, impõe-se que dê prioridade à construção de equipamentos sociais, a escolas do primeiro ciclo, jardins de infância e centros de dia e à reabilitação das zonas mais carenciadas, como a Escarpa da Serra do Pilar, zona histórica, diversas urbanizações municipais e Vila d´Este.

Também na Assembleia da República e no Parlamento Europeu iremos dar atenção a estas questões, designadamente quanto à Yazaki Saltano e à urbanização de Vila d’Este.

26 de Março de 2007

Presentes na Conferência de Imprensa os eleitos da CDU:
-Ilda Figueiredo
-Jorge Sarabando
-Diana Valente