30 de abril de 2012

NI - CDU questiona Câmara Municipal sobre a Tanques e Balneários Públicos em Mafamude e Santa Marinha – 30.4.2012

No quadro económico e social actual, em que o poder de compra diminui drasticamente e o desemprego aumenta de forma feroz, em que as carências económicas dos trabalhadores e do povo são notoriamente mais profundas, são cada vez mais aqueles que recorrem à utilização de tanques ou balneários públicos. Neste sentido, considerando a crescente utilização destes no concelho, tendo em conta o seu avançado estado de degradação, bem como a falta de condições apresentadas por estes espaços, a CDU apresentou os seguintes requerimentos, que transcrevemos abaixo:

O tanque público junto ao Largo dos Aviadores apresenta um estado de grande degradação.

Torna-se necessário proceder à sua limpeza e manutenção, para garantir que  os utentes daquela zona possam ali lavar as suas roupas em condições de salubridade e segurança.

Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais, solicito ser informada sobre as medidas que já foram, ou vão ser tomadas, para proceder à limpeza e manutenção regulares deste e de outros tanques públicos no Concelho.

Relativamente aos balneários públicos de Mafamude e Santa Marinha, a pergunta colocada foi a seguinte;

Em visita recente, tomamos conhecimento de que o balneário de Santa Luzia, em Mafamude, é frequentado actualmente por dezenas de pessoas.

Estes utentes têm manifestado grande desagrado face às más condições do equipamento, nomeadamente o facto de não fornecer água quente, o que, nesta época do ano e face ao frio que se faz sentir, constitui um problema de saúde pública por dois motivos: não poderem higienizar-se e/ou serem causa de doença.

Compreensivelmente, os frequentadores deste equipamento não são pessoas com grandes possibilidades económicas, pelo que deverá ser maior o nível de preocupação e de celeridade no arranjo deste equipamento.

No que respeita ao Balneário de Santa Marinha, este equipamento, tal como o anterior, também apresenta problemas, que igualmente não permite o uso de água quente nos banhos.

Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais, solicito ser informada com urgência, por estarem em causa necessidades básicas dos cidadãos gaienses, sobre qual o prazo previsto para a resolução dos problemas que afectam o funcionamento deste dois balneários públicos.

Vila Nova de Gaia, 30 de Abril de 2012

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP