10 de abril de 2008

Nota de Imprensa do PCP/Gaia - intervenção no PE sobre a Yazaki Saltano - 10.4.2008

O PCP/Gaia emitiu a seguinte Nota de Imprensa:

A deputada Ilda Figueiredo realizou, ontem (dia 09/04/2008), uma intervenção no Parlamento Europeu sobre as deslocalizações de Multinacionais. O PCP tem vindo a defender há muito tempo, mecanismos para travar deslocalizações e assim defender os trabalhadores e o tecido económico português.

Anexa-se a intervenção pronunciada:

Neste momento, em Portugal, há mais ameaças de multinacionais deslocalizarem partes da sua produção, como acontece com a Yazaki Saltano e a Delphi, agravando o desemprego em regiões onde já é muito elevado.

Em qualquer destes casos, estas multinacionais de produção de componentes do ramo automóvel receberam milhões de euros para se instalarem e para formação profissional dos seus trabalhadores.

Agora, argumentando com problemas na indústria automóvel, a Yazaki Saltano quer despedir mais 400 trabalhadores em Vila Nova de Gaia. Cerca de 70% são mulheres. Muitas têm problemas de saúde com tendinites que ganharam no seu trabalho ao serviço da empresa.

Assim, duas questões se colocam:

- Onde está a responsabilidade social destas multinacionais?

- Quando vão ser tomadas medidas contra estas deslocalizações, para defender o emprego com direitos e a produção dos nossos países?

Vila Nova de Gaia, 10 de Abril de 2008

PCP/Gaia - Gabinete de Imprensa