31 de março de 2011

NI do PCP/Gaia - X Assembleia de Organização Concelhia – 31.03.2011

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia reunida a 28 de Março de 2011, analisou a situação política actual e traçou metas prioritárias de intervenção para o próximo mês.

1. X Assembleia da Organização de Vila Nova de Gaia do PCP

Realiza-se no próximo Sábado, no Auditório da Assembleia Municipal a X Assembleia da Organização Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP.

Nas últimas semanas decorreram o grosso das Assembleias Plenárias das Organizações de base, para eleição de delegados e discussão do projecto de resolução política.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia regista a participação militante e empenhada dos Comunistas de Vila Nova de Gaia neste processo de análise e discussão colectiva  com a certeza de que no dia 2 de Abril, teremos condições ainda melhores para intervir na defesa dos trabalhadores e do povo de Vila Nova de Gaia.

2. Mudar o quadro político, Ruptura e Mudança.

A situação política actual fica marcada, naturalmente, por dois factos: a capacidade de luta demonstrada pelo povo Português em acções diferentes e com diferentes objectivos, sendo de destacar a grande jornada de luta da CGTP do dia 19 Março; e pela demissão do Governo PS, à qual não é alheia a luta de massas e a exigência popular por uma política alternativa.

Um quadro de demissão que conduzirá a eleições antecipadas e a uma oportunidade de mudança e ruptura com as políticas actuais. Portugal não precisa de mais do mesmo. É de assinalar que as divergências entre PS, PSD, CDS são formais e não de conteúdo: todos  propõem a concentração  de sacrifícios nos mesmos de sempre, ora na diminuição  dos salários e pensões ou apoios sociais, ora no injusto aumento de impostos, defendendo todos a flexibilização do trabalho, a facilitação dos despedimentos e o seu embaratecimento, a diminuição de serviços públicos para níveis mínimos, o que demonstra que estão submetidos aos interesses e à chantagem dos mercados e do capital financeiro especulativo, assim como dos grandes grupos económicos.

O que o País precisa é de uma mudança política comprometida com Abril, com a defesa do aparelho produtivo e da produção Nacional, com o aumento  dos rendimentos do trabalho e com a criação de emprego e trabalho com direitos. Portugal precisa de uma política de justiça social, que vá buscar receitas onde elas existem e que PSD, PS e CDS não ousam tocar: os obscenos e escandalosos lucros do capital financeiro e dos grandes grupos económicos, praticamente isentos de impostos.

A Organização de Gaia do PCP intervém diariamente para criar condições para esta ruptura e empenhar-se-á numa grande campanha de massas, esclarecendo e mobilizando a população, dando esperança e confiança na possibilidade de um Portugal com Futuro.

3. Menezes lança ataque ao poder local democrático

Assente numa falsa ideia de modernidade, PSD e CDS com a colaboração do PS preparam-se para iniciar o processo de fusão de Freguesias.

A ideia é passar de 24 para 7 ou 8 Freguesias em Vila Nova de Gaia.

Cavalgando na crise e nas dificuldades orçamentais e numa ideia de poupança, procuram vender este embuste escamoteando e escondendo as suas implicações negativas.

O desaparecimento de Freguesias em Vila Nova de Gaia insere-se na lógica da destruição e diminuição de serviços públicos, afasta as populações das decisões, afasta o poder das pessoas, a sua capacidade reivindicativa, bem como porá fim a serviços de proximidade de relevo que as juntas hoje prestam.

A questão fundamental é que não se pode e não se deve poupar na democracia nem nos serviços públicos ao contrário do que PS, PSD e CDS demagogicamente afirmam. A questão é política e os políticos do PS, PSD e CDS não servem os interesses da população.  A questão, finalmente, é que o problema orçamental não é tanto de despesa (nem o poder local deve ser encarado como tal) mas sim, essencialmente, um problema de receita, que para o resolver haveria que afrontar os interesses daqueles que os Partidos que se alternam no poder, sem serem alternativa de facto, não o farão.

É neste sentido que a Concelhia do PCP vai lançar uma campanha de esclarecimento e mobilização popular contra as propostas do PSD, CDS e PS, Ruptura e mudança com o PCP!

Vila Nova de Gaia, 31 de Março de 2011

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP