7 de março de 2011

NI - PCP/Gaia - PCP Visita Centro Hospitalar de Gaia/Espinho - 07.03.2011

Uma delegação do PCP no qual se incluiu Honório Novo, deputado na Assembleia da República reuniu hoje com membros da Administração e visitou as instalações desta unidade Hospitalar.

Do encontro e visita torna-se claro que a actual situação deste Hospital é incomportável, para quem recorre aos serviços e para quem tem de trabalhar em condições altamente precárias.

Ao longo dos anos, num processo que continua, vão sendo investidos milhões em obras de remendo e circunstância, sem que o problema estrutural seja resolvido: este Hospital não serve, é uma adaptação desde a sua origem, não tem perfil nem instalações para as funções nem para o volume populacional que serve.

A solução passa pela construção imediata do novo Hospital. Todos os estudos e questões técnicas estão resolvidas, falta a vontade política para financiar e avançar com este investimento.

PS e PSD, são os responsáveis pelo atraso deste processo, negociaram o Orçamento de Estado restritivo e remeteram a construção  deste Hospital para uma comissão de avaliação dos investimentos em parceria público-privada.

Agora, vão esgrimindo argumentos e empurrando as culpas de uma decisão que é responsabilidade dos dois.

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP defende a imediata construção do novo Hospital de Vila Nova de Gaia com fundos públicos,  e relembra o desastre que tem sido as parecerias público-privadas na saúde.

Recorde-se que, o grupo parlamentar do PCP propôs em Orçamento de Estado a dotação de verbas para a construção deste Hospital, tal proposta foi chumbada por PS e PSD.

No plano local, fica ainda a dúvida se este atraso não se deverá à cedência do poder político aos interesses privados da saúde, com o aparecimento de unidades e alargamento de serviços noutras que fazem da saúde um negócio à custa dos dinheiros e financiamentos públicos.

Vila Nova de Gaia, 7 de Março de 2011

a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia